É comum, para nós, estudantes de jornalismo, ouvirmos os mais experientes dizerem que ninguém gosta de pesquisar no arquivo do jornal. E foi mais ou menos isso que eu pensei quando, na primeira reunião do projeto, nos disseram que a primeira etapa era a pesquisa no arquivo: Droga, isso vai ser chato. Mas eu estava enganada, e que bom que eu estava enganada.
Já foram duas tardes dedicadas a leitura dos jornais. Começamos em 1986 e já estamos dez anos à frente, em 1996. Nesse último encontro, um anúncio, em especial, me chamou muito a atenção.
"Se a mídia impressa não fosse importante, Jesus Cristo teria deixado a Bíblia em vídeo" (Nizam Guaraes, publicitário)
Para nós, jornalistas, ou projetos de jornalistas, essa frase diz muito.
Ah, e agora eu sei que pesquisas em arquivos podem ser muito divertidas e de bastante aprendizado.