30 de jun. de 2011

Era notícia...

Em mais uma tarde muito divertida de pesquisa no @arautonarede, olha o que encontramos nos arquivos do ano de 1997:
Que engraçadinho! A abóbora em forma de pato virou notícia na época! Será que uma informação como essa ainda teria espaço no jornal atualmente?

Essa é especial para o meu tio, Odir Alves da Silveira, que impressionou os outros integrantes do grupo pela quantidade de campeonatos de futebol que participou e foi artilheiro. Boa tio!


E para finalizar, encontramos também a pequena Elliz no "Mundo Criança", do até então Jornal Vera-Cruzense. Na época, com certeza, ela não imaginava que iria trabalhar na criação e no caderno jovem do Jornal Arauto.

Até a próxima,
Beijos da Lu

O que faz a diferença

É comum, para nós, estudantes de jornalismo, ouvirmos os mais experientes dizerem que ninguém gosta de pesquisar no arquivo do jornal. E foi mais ou menos isso que eu pensei quando, na primeira reunião do projeto, nos disseram que a primeira etapa era a pesquisa no arquivo: Droga, isso vai ser chato. Mas eu estava enganada, e que bom que eu estava enganada.
Já foram duas tardes dedicadas a leitura dos jornais. Começamos em 1986 e já estamos dez anos à frente, em 1996. Nesse último encontro, um anúncio, em especial, me chamou muito a atenção.

"Se a mídia impressa não fosse importante, Jesus Cristo teria deixado a Bíblia em vídeo" (Nizam Guaraes, publicitário)

Para nós, jornalistas, ou projetos de jornalistas, essa frase diz muito.

Ah, e agora eu sei que pesquisas em arquivos podem ser muito divertidas e de bastante aprendizado.

29 de jun. de 2011

Curiosidades


A foto ao lado é do mais antigo automóvel ainda funcionando em Villa Tereza (primeiro nome do município de Vera cruz). Era um Ford que pertencia a Augusto Knack. Foto da edição do Jornal Vera Cruzense de dezembro de 1990.







O primeiro ônibus de Villa Tereza, segundo o jornal, foi comprado por volta de 1940. Era um caminhão chevrolet 1939 gigante, com carroceria aberta e com bancadas.
O segundo já possuía semelhanças com os modelos atuais, conforme foto abaixo.
Interessante, não é?
Até a próxima galera!