30 de jun. de 2011

O que faz a diferença

É comum, para nós, estudantes de jornalismo, ouvirmos os mais experientes dizerem que ninguém gosta de pesquisar no arquivo do jornal. E foi mais ou menos isso que eu pensei quando, na primeira reunião do projeto, nos disseram que a primeira etapa era a pesquisa no arquivo: Droga, isso vai ser chato. Mas eu estava enganada, e que bom que eu estava enganada.
Já foram duas tardes dedicadas a leitura dos jornais. Começamos em 1986 e já estamos dez anos à frente, em 1996. Nesse último encontro, um anúncio, em especial, me chamou muito a atenção.

"Se a mídia impressa não fosse importante, Jesus Cristo teria deixado a Bíblia em vídeo" (Nizam Guaraes, publicitário)

Para nós, jornalistas, ou projetos de jornalistas, essa frase diz muito.

Ah, e agora eu sei que pesquisas em arquivos podem ser muito divertidas e de bastante aprendizado.

3 comentários:

  1. Acho que todos nós nos enganamos e descobrimos que pode ser muito divertido fazer pesquisa em arquivos antigos. Também gostei muito deste anúncio Vanessa, diz tudo!

    ResponderExcluir
  2. Nao existia vídeo na época, senao, com certeza seria deixada em vídeo, afinal, seria mais fácil de "ler"...

    A mídia evolui e precisa evoluir, mas acho super bacana poder pegar "com as maos"... Lembro da época que fazia trabalhos de escola na biblioteca, e olha que tenho 21! Saudade... Mas nao tem como viver sem a internet mais, ou todas essas coisas que nos rodeiam.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pessoal!
    Muito legal ver os posts e as descobertas de vocês. É isso mesmo, a tecnologia vem para agregar, mas não tira o valor do impresso. É aí que reside a importância do @arautonarede.

    ResponderExcluir

Cai na nossa rede e comenta!