10 de ago. de 2011

CURIOSIDADES ARAUTO


























Afinal, o que estamos fazendo?

Foto: Jaqueline Lara Gomes

Quando escrevemos aqui que estávamos pesquisando nos arquivos do Arauto, eu imagino que a visualização desse processo não seja algo muito fácil. Estão vendo aqueles "livros" pretos sobre a mesa? São edições antigas do jornal, encadernadas. Essas encadernações vão de 1986 até 2011. Os arquivos que aparecem na foto representam dois anos, ou nem isso. Ou seja, o trabalho é demorado. Contudo, depois de mais de um mês, estamos chegando ao final das pesquisas, que devem ser concluídas até o final da próxima semana.

Ontem, tivemos a nossa segunda reunião, com o professor Demétrio, e o pessoal do Arauto para definirmos algumas datas e conversarmos sobre o andamento do trabalho. Nos próximos dias, teremos novidades em vídeo por aqui ;)

Vanessa Costa
Acadêmica de Jornalismo


9 de ago. de 2011

Personagens do nosso Livro de Memórias


O mote da campanha dos 25 anos do Jornal Arauto tem sido de "personagens". A cada edição está sendo publicado um anúncio institucional do Arauto, contando a história de um personagem que faz ou já fez parte da história dos 25 anos do Nosso Jornal. O que isso tem a ver com o Projeto @arautonarede? Além de tratar dos 25 anos do Arauto, estamos falando de personagens, que também vamos encontrar "de monte" por aí no decorrer do projeto. E a gente sabe que não há história sem personagens. Retomando as atividades do grupo, o momento tem sido de objetivos e expectativas. De prazos determinados e alguns esticados. Mas também de muitas histórias, casos engraçados e outras tantas lembranças que vão ilustrando e animando os nossos encontros. 

Para os projetandos, que estão olhando o Arauto com olhos menos acostumados do que nós e que encontrarão tantos desses personagens por aí, uma mensagem:

"Uma das mais profundas lições da história oral é a singularidade, tanto quanto a representatividade, de cada história de vida. Há algumas delas que são tão excepcionais que têm que ser gravadas, qualquer que seja o plano." 
(Paul Thompson, em A Voz do Passado - história oral)

Bom @arautonarede! 

Michele Sehnem
Coordenadora de Criação do Jornal Arauto