Quando pensamos em uma pauta e começamos a executá-la, o desafio se impõe. E sempre se repete. Como surpreender aquele que nos lê, que nos ouve, que nos assiste?
Pensar no inusitado, na fonte diferente, no ângulo de abordagem novo, na foto que não mostra o óbvio, na edição do material para a internet, na divulgação instigante pelas redes sociais, tudo parece um desafio e nem sempre é possível contemplar todos os aspectos de uma só vez.
Mas sempre, e digo sempre, temos que tentar. Porque aqueles que estão nos "vendo", são exigentes e devemos buscar sempre corresponder as expectativas. E digo mais: devemos tentar surpreender.
Este é um exercício que os nobres estudantes de Comunicação Social da Unisc, participantes do projeto @arautonarede, estão vivenciando na prática. Mais que uma informação correta, o texto deve ser atraente. Mais que identificar um personagem, a foto deve dar vontade de percorrer os lugares e conhecer as histórias. Mais do que evidenciar uma foto em movimento, o vídeo deve dar voz, dar sentimento, informação e criatividade.
Com isso, a união de acadêmicos de Jornalismo e de Produção em Mídia Audiovisual revela muitos frutos, toda semana, para quem acompanha o @arautonarede no site do ARAUTO.
Lá no link do projeto, tem cultura, esporte, obras, saúde e efeitos climáticos. Restam apenas duas matérias para o projeto encerrar e espero que deixe saudades.
De todas as coisas, fica o imenso aprendizado do grupo e a dica: exercite o olhar! Onde quer que esteja, independente do tipo de mídia em que se proponha a trabalhar. E não esqueça de sempre tentar surpreender!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Cai na nossa rede e comenta!