21 de set. de 2011

Making of - Túnel Verde



Making of da matéria sobre os túneis verdes de Vera Cruz. A matéria você confere nesta sexta-feira, 23 de setembro, no site do Jornal Arauto.

Por trás de uma matéria

Já viram o vídeo com os bastidores da matéria sobre o Grupo 21?

Outro dia, conversando com um amigo que estuda direito, parei para refletir sobre uma reação dele. Conversávamos sobre uma pauta que eu tinha apurado, que nada tinha  a ver com o @arautonarede, mas apuração de pauta, é sempre apuração de pauta. Eu contava para ele que tinha marcado com os entrevistados na casa deles e que no dia e horário marcado, toquei a campainha. Ele questionou se eu já os conhecia, disse que não e ele ficou surpreso. "Então vocês contatam pessoas que não conhecem, marcam na casa delas, onde vocês nunca foram e simplesmente batem à porta? Vocês não ficam sem jeito, com vergonha, sei lá. Eu não conseguiria fazer isso". Sinceramente, não sei como ele imaginava que as coisas funcionavam. Claro que a apuração muda de uma pauta para outra. Algumas são feitas por e-mail ou telefone, mas não é melhor maneira.

Vergonha de se infiltrar na vida alheia? Talvez. Mas é o nosso trabalho. E precisamos mostrar que estamos ali, à vontade, para que nosso entrevistado também fique à vontade. Assim, a entrevista flui. Ou melhor, a conversa flui. Sempre funciona melhor, na minha opinião, se for uma conversa do que uma entrevista. Me parece que a palavra entrevista tem um peso muito grande.

Voltando para o Grupo 21. O pessoal do jornal me passou o contato da fonte, o Pedro Wagner. Telefonei para ele, expliquei a situação. Disse que queria conversar sobre o grupo e marcamos para o dia seguinte. No outro dia, estávamos lá em Vera Cruz, o Maurício e eu para irmos até a casa desse vera-cruzense. Primeiro passamos na redação do Arauto. Li, mais uma vez as matérias que falavam do grupo, para não fazer 'feio'  com o entrevistado.
A questão é que nem eu, nem o Maurício, conhecemos Vera Cruz. Então a Néia, editora do jornal, nos levou até a casa do entrevistado. Ficamos em torno de uma hora lá, conversando e gravando, estava tudo certo. E no final, na hora de fazer as fotos, o Maurício olha para mim e diz: "Minha câmerasem bateria, e agora?". Eu, com toda a confiança do mundo, digo que não tem problema, porque eu também havia levado a minha câmera, justamente para um caso de emergência como aquele. No entanto, a minha também estava praticamente sem bateria. Por fim, conseguimos fazer algumas poucas fotos, lutando contra o equipamento.
E dessa apuração, ficou a lição, para nós dois, que é sempre MUITO importante conferir o equipamento antes de sair.

14 de set. de 2011

Making of Grupo 21 em Tempo Real! a 1000

O HOMEM-GOL DE VERA CRUZ




A produção da reportagem do homem-gol de Vera Cruz não poderia ser em outro lugar que não aquele onde aconteceram as façanhas que lhe renderam o título.

De câmera e microfones na mão, seguimos para a quadra esportiva do clube Vera Cruz para entrevistar o artilheiro mais comentado nas páginas do Jornal Arauto desde a época em que ele ainda não se chamava assim.

A timidez que poderia surgir diante da câmera foi logo descartada por Odir enquanto contava com muito orgulho quantos gols havia feito em sua carreira e a importância do futebol em sua vida.

Gravação feita, o próximo passo, talvez o mais complicado, era montar as sequências de cenas filmadas. Cortar, recortar e montar, deixar impressa, de forma audiovisual, a história de quem marcou época no futebol e no Jornal Arauto.








6 de set. de 2011

30 anos de muito vôlei

Grupo 21: uma mescla bem sucedida. Essa era a pauta que eu tinha em mãos até essa semana. Minha missão? Conversar com Pedro Wagner (foto) para saber como está o Grupo 21, um grupo de vôlei, nesses 25 anos. Sim, o 21 nasceu, com esse nome, quase junto com o Arauto, e foi notícia logo na 2ª edição do jornal, em oito de outubro de 1986, na página 13. A matéria completa e o vídeo você confere no site do jornal Arauto, nessa sexta-feira, 09. Em breve, aqui, um vídeo de bastidores. E também as dificuldades e emoções desse encontro.

30 de ago. de 2011

Primeira matéria



Na foto estão Luísa e Odir. A Lú, como vocês já sabem, é repórter do @arautonarede. O Odir foi notícia em 2 de setembro de 1993. O Caderno V, do antigo Vera-cruzense, atual Arauto, trazia a matéria "Odir: o terror dos goleiros". O resultado da conversa desses dois, vocês conferem sexta-feira, 2 de setembro, no site do Jornal Arauto. Fiquem ligados!