7 de out. de 2011

Você sabe o que é um telepronter?


Telepronter, também conhecido como TP, é esse aparelho aí da foto que facilita a vida dos jornalistas de TV. É um equipamento acoplado as câmeras, normalmente de estúdio, que exibe o texto a ser lido pelo apresentador. Ou seja, não se iluda, William Bonner e Fátima Bernardes não decoraram tudo aquilo que eles falam no horário nobre.

Pois bem. Para fazer o vídeo da matéria do Tufão, que vocês podem conferir aqui, eu tinha umas informações para gravar sobre o que a prefeitura fez na época. Mas quem disse que eu decorava o texto? E é nessas horas que a criatividade é mais do que bem-vinda. Veja a foto abaixo.


Já que não tínhamos um telepronter, até porque a gravação não era dentro de estúdio, improvisamos um no papel mesmo. Mas essa posição aí ficou ruim, e depois colocamos o nosso superhipermega moderno TP em cima da câmera.



1 de out. de 2011

A fotografia que salvou o dia


A pauta da próxima semana é o tufão que arrasou Vera Cruz 21 anos atrás. Semana passada, fomos eu e Bárbara para fazer as entrevistas e gravar alguns depoimentos. Antes disso, era necessário fazer o contato com uma fonte especial. Foram muitas as tentativas, inclusive as da Néia, editora do jornal, de conseguir o contato dessa pessoa. Mas nada. As ligações foram em vão. 
Quando eu e a Bárbara chegamos no Arauto, pensávamos em abordar pessoas aleatórias, para ver o que elas lembravam. Mas e quem disse que elas aceitavam ser gravadas? E quando tudo aprecia perdido, vasculhando uma caixa de fotografias antigas, achamos - aqui se inclui a Néia - a foto acima, que salvou o nosso dia. 
Perdemos tempo procurando uma pessoa, quando, na verdade, a nossa fonte principal acabou sendo um vizinho do Arauto.

23 de set. de 2011

Antes tarde, do que nunca...

Me perdoem a pieguice, mas fazer vídeo é sempre "uma caixinha de surpresas", quando agente pensa que está tudo certo, porque não deu nem um problema na produção, pode ter certeza de algo vai acontecer na edição.
Não falo isto para que desistam de faze-los, mas para compartilhar com todos as minhas aflições de cada trabalho, quem produz sabe do que estou falando.
Trabalhar com vídeo é viver na expectativa de que tudo vai dar certo no final, porque no meio os desafios são constantes, por mais que o trabalho seja simples.
Bom galera desabafei.
E para seguir na linha piegas, "é errando que se aprende".
Boa sorte nos próximos trabalhos.

O vídeo sobre o túnel verde vai entrar com um pouco de atraso, mas vale a pena conferir.

21 de set. de 2011

Making of - Túnel Verde



Making of da matéria sobre os túneis verdes de Vera Cruz. A matéria você confere nesta sexta-feira, 23 de setembro, no site do Jornal Arauto.