26 de ago. de 2011

A pesquisa acabou!

Vários motivos me afastaram do blog nos últimos dias, a falta de tempo, foi um deles.

Dia 17, quarta-feira da semana passada, eu e a Giu fomos até o Arauto, mais uma vez, e terminamos as pesquisas, ufa! Vale ressaltar que a pesquisa das mais de 2mil edições do jornal, sim, eu disse mais de 2 mil (!), foi um árduo trabalho de equipe. Essa semana, com todas anotações em mãos, nós conversamos com a Néia, editora do jornal, sobre quais pautas nós acreditávamos que deveriam ser atualizadas. Selecionamos 12 que, obviamente, eu não vou dizer quais foram, para serem atualizadas. O que isso quer dizer? Quer dizer que agora temos a parte divertida pela frente.

Somos quatro repórteres e três produtores audiovisuais. Cada repórter ficou responsável de três matérias, que vocês podem conferir a partir da sexta-feira no site do jornal. A cada saída para entrevista, um dos produtores acompanha o repórter, para que sejam feitas fotografias e vídeos, tanto para abastecer o blog, quanto para o site. A partir dessa semana, vamos ter, de fato, a experiência da rotina de um jornal.

Em breve, teremos aqui um vídeo sobre a primeira etapa de trabalho. Ele foi produzido pela galera de produção em mídia audiovisual e ficou incrível. Aguardem.

17 de ago. de 2011

COPA DO MUNDO 2014

A copa do mundo de 2014 no Brasil gerou opiniões diversas. De um lado, aqueles que acreditam que num país onde ainda existem pessoas vivendo na miséria não deveria haver um gasto tão exorbitante com um evento como a copa do mundo. Outros, no entanto, defendem a ideia de que a copa do mundo no Brasil trará muitos investimentos e vantagens, como o aumento do número de empregos e maior arrecadação com o turismo.

Mais um dia de pesquisa


Mais um dia de pesquisa no Jornal Arauto. Estamos quase finalizando essa etapa.

10 de ago. de 2011

CURIOSIDADES ARAUTO


























Afinal, o que estamos fazendo?

Foto: Jaqueline Lara Gomes

Quando escrevemos aqui que estávamos pesquisando nos arquivos do Arauto, eu imagino que a visualização desse processo não seja algo muito fácil. Estão vendo aqueles "livros" pretos sobre a mesa? São edições antigas do jornal, encadernadas. Essas encadernações vão de 1986 até 2011. Os arquivos que aparecem na foto representam dois anos, ou nem isso. Ou seja, o trabalho é demorado. Contudo, depois de mais de um mês, estamos chegando ao final das pesquisas, que devem ser concluídas até o final da próxima semana.

Ontem, tivemos a nossa segunda reunião, com o professor Demétrio, e o pessoal do Arauto para definirmos algumas datas e conversarmos sobre o andamento do trabalho. Nos próximos dias, teremos novidades em vídeo por aqui ;)

Vanessa Costa
Acadêmica de Jornalismo


9 de ago. de 2011

Personagens do nosso Livro de Memórias


O mote da campanha dos 25 anos do Jornal Arauto tem sido de "personagens". A cada edição está sendo publicado um anúncio institucional do Arauto, contando a história de um personagem que faz ou já fez parte da história dos 25 anos do Nosso Jornal. O que isso tem a ver com o Projeto @arautonarede? Além de tratar dos 25 anos do Arauto, estamos falando de personagens, que também vamos encontrar "de monte" por aí no decorrer do projeto. E a gente sabe que não há história sem personagens. Retomando as atividades do grupo, o momento tem sido de objetivos e expectativas. De prazos determinados e alguns esticados. Mas também de muitas histórias, casos engraçados e outras tantas lembranças que vão ilustrando e animando os nossos encontros. 

Para os projetandos, que estão olhando o Arauto com olhos menos acostumados do que nós e que encontrarão tantos desses personagens por aí, uma mensagem:

"Uma das mais profundas lições da história oral é a singularidade, tanto quanto a representatividade, de cada história de vida. Há algumas delas que são tão excepcionais que têm que ser gravadas, qualquer que seja o plano." 
(Paul Thompson, em A Voz do Passado - história oral)

Bom @arautonarede! 

Michele Sehnem
Coordenadora de Criação do Jornal Arauto