4 de nov. de 2011

Trabalho reconhecido

A matéria dessa semana no site do Jornal Arauto foi feita por mim e pela colega Bárbara, a quem estendo o e-mail que está logo abaixo. 
A entrevistada foi a professora aposentada Celeste Dummer. E hoje pela manhã, sem eu ter lembrado ela de que a matéria saia hoje no site, abro meu e-mail e tem essa mensagem, com o assunto "Famosa de novo".

Pode parecer simples, mas é muito gratificante. 


3 de nov. de 2011

Os caminhos de uma pauta

Você já deve ter lido aqui no blog sobre a primeira etapa do projeto @arautonarede e as pesquisas no arquivo do jornal. Assim como vocês devem estar acompanhando os bastidores das matérias. Mas afinal, quais são as etapas da apuração de uma pauta, no caso desse projeto?

Assista o vídeo com os bastidores da matéria sobre os negros que tinham posse de terras no interior de Vera Cruz, antes da abolição.

2 de nov. de 2011

Making of - Hino Municipal


Bastidores da matéria sobre o hino municipal que saiu no site do Jornal Arauto no dia 21 de outubro.

27 de out. de 2011

Manking Of - RS 409

Bastidores da matéria sobre a RS 409, da repórter Luísa Ziemann e imagens e edição de Bárbara Duarte.

A matéria você confere amanhã, 28 de outubro, no site do Jornal Arauto



7 de out. de 2011

Você sabe o que é um telepronter?


Telepronter, também conhecido como TP, é esse aparelho aí da foto que facilita a vida dos jornalistas de TV. É um equipamento acoplado as câmeras, normalmente de estúdio, que exibe o texto a ser lido pelo apresentador. Ou seja, não se iluda, William Bonner e Fátima Bernardes não decoraram tudo aquilo que eles falam no horário nobre.

Pois bem. Para fazer o vídeo da matéria do Tufão, que vocês podem conferir aqui, eu tinha umas informações para gravar sobre o que a prefeitura fez na época. Mas quem disse que eu decorava o texto? E é nessas horas que a criatividade é mais do que bem-vinda. Veja a foto abaixo.


Já que não tínhamos um telepronter, até porque a gravação não era dentro de estúdio, improvisamos um no papel mesmo. Mas essa posição aí ficou ruim, e depois colocamos o nosso superhipermega moderno TP em cima da câmera.