14 de set. de 2011

O HOMEM-GOL DE VERA CRUZ




A produção da reportagem do homem-gol de Vera Cruz não poderia ser em outro lugar que não aquele onde aconteceram as façanhas que lhe renderam o título.

De câmera e microfones na mão, seguimos para a quadra esportiva do clube Vera Cruz para entrevistar o artilheiro mais comentado nas páginas do Jornal Arauto desde a época em que ele ainda não se chamava assim.

A timidez que poderia surgir diante da câmera foi logo descartada por Odir enquanto contava com muito orgulho quantos gols havia feito em sua carreira e a importância do futebol em sua vida.

Gravação feita, o próximo passo, talvez o mais complicado, era montar as sequências de cenas filmadas. Cortar, recortar e montar, deixar impressa, de forma audiovisual, a história de quem marcou época no futebol e no Jornal Arauto.








6 de set. de 2011

30 anos de muito vôlei

Grupo 21: uma mescla bem sucedida. Essa era a pauta que eu tinha em mãos até essa semana. Minha missão? Conversar com Pedro Wagner (foto) para saber como está o Grupo 21, um grupo de vôlei, nesses 25 anos. Sim, o 21 nasceu, com esse nome, quase junto com o Arauto, e foi notícia logo na 2ª edição do jornal, em oito de outubro de 1986, na página 13. A matéria completa e o vídeo você confere no site do jornal Arauto, nessa sexta-feira, 09. Em breve, aqui, um vídeo de bastidores. E também as dificuldades e emoções desse encontro.

30 de ago. de 2011

Primeira matéria



Na foto estão Luísa e Odir. A Lú, como vocês já sabem, é repórter do @arautonarede. O Odir foi notícia em 2 de setembro de 1993. O Caderno V, do antigo Vera-cruzense, atual Arauto, trazia a matéria "Odir: o terror dos goleiros". O resultado da conversa desses dois, vocês conferem sexta-feira, 2 de setembro, no site do Jornal Arauto. Fiquem ligados!

26 de ago. de 2011

A pesquisa acabou!

Vários motivos me afastaram do blog nos últimos dias, a falta de tempo, foi um deles.

Dia 17, quarta-feira da semana passada, eu e a Giu fomos até o Arauto, mais uma vez, e terminamos as pesquisas, ufa! Vale ressaltar que a pesquisa das mais de 2mil edições do jornal, sim, eu disse mais de 2 mil (!), foi um árduo trabalho de equipe. Essa semana, com todas anotações em mãos, nós conversamos com a Néia, editora do jornal, sobre quais pautas nós acreditávamos que deveriam ser atualizadas. Selecionamos 12 que, obviamente, eu não vou dizer quais foram, para serem atualizadas. O que isso quer dizer? Quer dizer que agora temos a parte divertida pela frente.

Somos quatro repórteres e três produtores audiovisuais. Cada repórter ficou responsável de três matérias, que vocês podem conferir a partir da sexta-feira no site do jornal. A cada saída para entrevista, um dos produtores acompanha o repórter, para que sejam feitas fotografias e vídeos, tanto para abastecer o blog, quanto para o site. A partir dessa semana, vamos ter, de fato, a experiência da rotina de um jornal.

Em breve, teremos aqui um vídeo sobre a primeira etapa de trabalho. Ele foi produzido pela galera de produção em mídia audiovisual e ficou incrível. Aguardem.

17 de ago. de 2011

COPA DO MUNDO 2014

A copa do mundo de 2014 no Brasil gerou opiniões diversas. De um lado, aqueles que acreditam que num país onde ainda existem pessoas vivendo na miséria não deveria haver um gasto tão exorbitante com um evento como a copa do mundo. Outros, no entanto, defendem a ideia de que a copa do mundo no Brasil trará muitos investimentos e vantagens, como o aumento do número de empregos e maior arrecadação com o turismo.

Mais um dia de pesquisa


Mais um dia de pesquisa no Jornal Arauto. Estamos quase finalizando essa etapa.